segunda-feira, 26 de março de 2007

Observatório da imprensa - Condição feminina: Igualdade com os homens? Só em 2490


Essa realmente é uma dura realidade que enfrentamos.



"Alcançar a igualdade de gêneros é um processo de esmagadora lentidão, pois desafia uma das mais profundamente arraigadas atitudes humanas. O quadro ainda é desolador, na medida que requer muito mais do que mudanças em leis ou políticas estabelecidas. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que só em 2490 as mulheres estarão em situação de igualdade com os homens."
O texto acima não é de nenhuma feminista. Faz parte do "Ranking sobre Disparidade de Gêneros 2006" que o jornal O Estado de S.Paulo divulgou no caderno feminino (será que o assunto só interessa a mulheres?).
No ranking da desigualdade, a mulher brasileira só iguala ou supera os homens nos setores em que todos são mal servidos, como saúde e educação. Em saúde, o nível de igualdade chega a 97%. E, na educação, as mulheres ganham dos homens: o nível de instrução feminino supera em 37% o masculino.


Com saúde igual e educação superior, era de se supor que a mulher estivesse melhor no mercado de trabalho e conquistasse uma participação política maior. Mas são justamente esses dois tópicos que puxam o Brasil para o 67º lugar:
** O índice de igualdade no mercado de trabalho é de apenas 60% e as mulheres ainda ganham cerca de 30% a menos que os homens.
** A participação política das mulheres é de apenas 6%, bem abaixo do índice mundial, que é de 15%.

Nenhum comentário: