quinta-feira, 5 de abril de 2007

Aula 14 - 02/04/07 - Continuação: Cultura, um conceito antropológico

Não existe um consenso, na antropologia moderna, sobre o conceito de cultura. Roger Keesing, antrolólogo, em seu artigo "Theories of Culture" (1974), define cultura de acordo com duas correntes:
- As teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo: culturas são padrões de comportamento socialmente transmitidos que servem para adaptar as comunidades humanas ao seu modo de vida (tecnologia, modo de organização econômica, padrões de agrupamento social, organização política, crenças, práticas religiosas, etc.)

As teorias idealistas da cultura são divididas em três abordagens:
- A primeira considera cultura como sistema cognitivo: cultura é um sistema de conhecimento, "consiste de tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro da sociedade".
- A segunda abordagem considera cultura como sistemas estruturais: define cultura como "um sistema simbólico que é a criação acumulativa da mente humana. O seu trabalho tem sido o de descobrir na estruturação dos domínios culturais - mito, arte, parentesco e linguagem - os princípios da mente que geram essas elaborações culturais.
- A terceira abordagem considera cultura como sistemas simbólicos: cultura é um sistema de símbolos e significados partilhados pelos membros dessa cultura que compreende regras sobre relações e modos de comportamento.

Um comentário:

Dagmar Felizardo de Almeida disse...

Oiiiii...Esta coisa de "cultura" é tudo uma questão cultural, dããããã... Brincadeirinha, é muito claro que somos condicionados ao longo do tempo a sermos enquadrados no modelo de sociedade existente.Cabe a nós quebrarmos esse estigmas...
Abraços...