sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

FALSO SEQUESTRO - O terrorismo psicológico...

Desde o começo desse ano de 2007, foram registrados só em SP mais de 3.000 casos de falso sequestro. Os falso sequestros são ordenados por presidiários (muitas vezes acontece dentro da prisão), onde por telefone, o criminoso alega estar com um familiar seu. Esse processo de investigação do criminoso é muito fácil: ele acha o endereço da pessoa e o telefone, geralmente pela lista telefonica, e atualmente o meio mais fácil de ver o perfil de uma pessoa é pelo próprio orkut, onde eles descobrem os gostos, as vontades, e tudo relacionado a uma pessoa, atravez de comunidades e perfil. Nesse percurso, o criminoso liga para a família da vítima dizendo estar com ela e pede dinheiro como resgate. A família fica desesperada e envia a quantidade, depositando na conta dos bandidos. Durante a ligação, o falso sequestrador tenta de todas as formas conseguir informações com perguntas ocasionais, o que abala o nervosismo e o abalo emocional da vítima. Geralmente as vítimas que mais são abusadas, são as mulheres e os idosos.
Segue abaixo algumas dicas para caso alguém seja vítima desses telefonemas de sequestro:
- 1º - Descubra se quem está do outro lado da linha diz a verdade, contradizendo o perfil verdadeiro da pessoa. Por exeplo: Se a pessoa é loira de cabelo comprido, finja-se de vítima e pergunte se a pessoa é morena de cabelo comprido. Provavelmente eles confirmarão e você terá certeza que se trata de um golpe.
- 2º - Contate à polícia imediatamente e faça um B.O.
- 3º - Pergunte sobre a roupa que a pessoa está usando, ou algo que está escrito em sua camiseta. Pra quem é de casa, sempre lembra das roupas que a pessoa usa.
- 4º - As famílias devem estabelecer um canal de comunicação mais aberto entre os membros. Todos devem estar cientes onde cada um irá e por quanto tempo ficará fora. Dessa forma, qualquer susto com telefonemas podem ser evitados.

Priscila

Nenhum comentário: