segunda-feira, 26 de março de 2007

Aula 12 - 26/03/07 - Cultura...


Bom, hoje foi discutido sobre religião. Eu sinceramente acho que não é um assunto de se discutir. Esse negócio de discutir política, religião, time e gosto a gente perde tempo mesmo, pra mim é como discutir o "sexo dos anjos". Não tem fundamento. Acredito que ninguém muda a idéia de ninguém. Se DEUS existe ou não, cabe a cada um acreditar nisso e usar disso o quanto lhe for útil em sua vida.
Não vou citar aqui qual minha religião e quais meus ideais a respeito, porque isso cabe apenas a mim. Aquela conversasão toda em sala de aula não fez meu tipo, provavelmente por causa do assunto mesmo. Respeito a opinião de cada um. :D

Ps: Não se esqueçam que "O inferno são os outros"

Observatório da imprensa - Condição feminina: Igualdade com os homens? Só em 2490


Essa realmente é uma dura realidade que enfrentamos.



"Alcançar a igualdade de gêneros é um processo de esmagadora lentidão, pois desafia uma das mais profundamente arraigadas atitudes humanas. O quadro ainda é desolador, na medida que requer muito mais do que mudanças em leis ou políticas estabelecidas. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que só em 2490 as mulheres estarão em situação de igualdade com os homens."
O texto acima não é de nenhuma feminista. Faz parte do "Ranking sobre Disparidade de Gêneros 2006" que o jornal O Estado de S.Paulo divulgou no caderno feminino (será que o assunto só interessa a mulheres?).
No ranking da desigualdade, a mulher brasileira só iguala ou supera os homens nos setores em que todos são mal servidos, como saúde e educação. Em saúde, o nível de igualdade chega a 97%. E, na educação, as mulheres ganham dos homens: o nível de instrução feminino supera em 37% o masculino.


Com saúde igual e educação superior, era de se supor que a mulher estivesse melhor no mercado de trabalho e conquistasse uma participação política maior. Mas são justamente esses dois tópicos que puxam o Brasil para o 67º lugar:
** O índice de igualdade no mercado de trabalho é de apenas 60% e as mulheres ainda ganham cerca de 30% a menos que os homens.
** A participação política das mulheres é de apenas 6%, bem abaixo do índice mundial, que é de 15%.

Aula 11 - 23/03/07 - Cultura: Um conceito antropológico


Infelizmente essa aula, como muitos sabem, eu não pude compreender o que se foi passado por motivos que prefiro não citar :D, mas estarei postando algo a respeito do que foi dito em sala de aula, que pelo que li, é bem interessante.


"... O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo chamado endoculturação ou socialização. Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada. Assim, podemos concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens. O homem age de acordo com seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado.."


Concordo plenamente com o que foi citado acima.

Aula 10 - 19/03/07 - FOTONOVELA

Poisé, nessa aula o prof. André mandou que fizéssemos os grupos, para fazer a fotonovela. O nosso grupo da ótimo, e, como sempre, escolhemos um ótimo tema também (que é claro que não vou falar dele aqui agora, para evitar concorrências, hehe).
Esperem até o dia 12/04/07, para verem a apresentação da nossa FOTO NOVELA. Vai ser hiláaaaaaaaaaaria!

Observatório da imprensa - o valor do pobre


Não é possível que o silêncio da mídia seja tão absoluto diante de um caso tão grave. Mas, mesmo que este colunista não esteja pesquisando direito, cadê o barulho que devia estar ocorrendo?
Em 11 de fevereiro, um pedreiro de São José dos Campos (SP), Donizete de Paulo, brigou com a esposa e foi levado ao plantão do 1º Distrito Policial. Duas horas depois, foi encontrado morto na cela. Como no caso do jornalista Vladimir Herzog, embora não houvesse altura para tanto, morreu enforcado.
Não há falta de fontes para reportagem. Há o delegado de plantão, o delegado titular, o delegado seccional, o delegado geral, o secretário da Segurança. Há o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o advogado Mário de Oliveira Filho, que está acompanhando o caso. Como explicar, então, o silêncio ensurdecedor sobre o caso? Vida e morte de gente pobre não vale reportagem?

sábado, 17 de março de 2007

Aula 09 - 16/03/07 - Últimas apresentações de "O corpo fala"




Infelizmente hoje foi o último dia das apresentações dos trabalhos, uma pena porque todos ficaram ótimos, sem excessões. Galera foi muito criativa.


E a apresentação de hoje eu gostei e ela com certeza me marcou, pois disse sobre as várias formas de se amar alguém. Seja ela pela águia, pelo leão ou pelo boi. Vimos como pode ser uma união perfeita, quando é só amizade, ou quando o apetite é apenas sexual.


Citando um pequeno exemplo para que fique fácil de entender.


A águia (cabeça), simboliza o sentimento da amizade.


O leão (tórax), simboliza o sentimento do amor.


O boi (estômago), simboliza o sentimento de desejo sexual.


Então com esse exemplo, é claro que podemos perceber que para um relacionamento ser 100%, teriam todos que estar 100% com a águia, o leão e o boi. Mas nem sempre é assim.


Muitas pessoas tem o LEÃO, o BOI, mas não tem a águia... isso significa que são apaixonados, se entendem sexualmente mas não tem amizade, não têm assunto.


Ou então tem a ÁGUIA grande, e o LEÃO pequeno. Simboliza uma pequena atração da parte dos dois, referente a uma amizade. As vezes até uma paixão por um amigo. Como diz uma amiga nossa do curso: "Ninguém merece isso". hehehe.


Tem também pessoas que se entedem apenas pela ÁGUIA grande, o BOI grande, mas não tem leão. Pode imaginar nessa cena uma relação sexual ativa, um papo daqueles, porém, sem paixão alguma.


Agora um exemplo citado pelo professor, para fechar com chave de ouro:


Um casal sai, vai ao cinema, se beija e abraça a vontade, depois sai do cinema e vai para um barzinho tomar uma cerveja, rir e comentar sobre o filme, e depois vão fechar a noite sozinhos em algum lugar especial. Concordam que esse é um relacionamento perfeito ? Sim. Esse é o relacionamento onde impera a ÁGUIA, o LEÃO e o BOI. Um relacionamento que mesmo estando juntos assistindo a um filme super chato (as vezes), o casal ainda tem ânimo, pique e amor para continuar um bom assunto, sempre se entendendo e depois ainda namorar muito mais.




Então amem muito pessoal! De preferência com a ÁGUIA, o LEÃO e o BOI!!!! :D


Amem e dêem vechame. Amem e paguem muito mico. Amem e sejam felizes. :D




Priscila

terça-feira, 13 de março de 2007

Aula 08 - 12/03/07 - Apresentação de "O corpo fala" capítulos 9, 10 e 11.

Capítulo 9 - O MEUUUUUUUUUUUUUUU (finalmente)




Finalmente chegou o dia da apresentação do meu trabalho, como vocês podem ver, sou a cidadã loira de óculos, sentada "almost" de costas para a sala toda.

Primeiramente: Pense numa sujeita "lezada". Pois então, essa sou eu :) ! Fazendo encenação com um óculos preto, mp3 player no ouvido, fumando um cigarrinho (só faltou a BERA...).. mas ta valendo :). Eu fazia o papel de uma pessoa totalmente "offline", desligada de tudo, preocupada apenas com a música que estava tocando no meu mp3 e é claro, com o cigarro aceso...

Minha cena mostra a percepção da pessoa na hora de uma conversa, quando a mesma está ligada ao assunto ou não e isso o corpo demonstra com clareza.

Pessoal, adorei! Foi tudo de MUITÍSSIMO BOM.. deu pra rir bastante!

Abraços!!!


domingo, 11 de março de 2007

Observatório da imprensa - A visita do cowboy...






Duas questões a serem discutidas, a respeito da visita do presidente dos Estados Unidos em nosso país :D.


1- Por que a mídia está usando a palavra ETANOL ao invez de ÁLCOOL? Se os dois nomes referem-se ao mesmo produto, e usamos o álcool desde 1975. Por que de repente nossa mídia optou por usar a palavra ETANOL, oriundo do inglês ???? Pra ficar chique ?? Experimente ir a um posto de gasolina e pede pro frentista colocar ETANOL.. Justamente no momento em que os Estados Unidos se curvam diante de nossa tecnologia e da nossa inventividade.



2- E quanto a "Visita de trabalho" só pode ser realizada em São Paulo? Por que não em Brasília? Todas as visitas de chefe de estado são encontros de trabalho para firmar acordos negociados com muita antecedência. A verdade que a mídia não revelou é que o Itamaraty não queria receber Bush na Capital Federal para desobrigar-se das inevitáveis pompas protocolares. Pretendia assumir uma certa superioridade diante do poderoso chefão, mas quem está pagando o pato desde ontem é o paulistano, torturado pelo caos no trânsito.

Aula 07 - 09/03/07 - Continuação de "O CORPO FALA" - apresentação dos capítulos 6, 7 e 8.

Foto de uma das encenações de um dos capítulos.
Ao pessoal: Valeu demais, as apresentações foram ótimas, e agradeço a oportunidade de poder estar participando como convidada especial de duas delas. Aquela dança no final foi hilária. E também gostaria de parabenizar a todos os que encenaram. Adorei !
Um grande abraço pessoal.
Priscila

segunda-feira, 5 de março de 2007

Aula 06 - 05/03/07 - Apresentação de "O corpo fala, capítulos 2,3,4 e 5"

Capítulo 2 - OS SÍMBOLOS
Símbolos, ferramentas da mente. Um símbolo antigo dá-nos a estrutura psicossomática do homem e da linguagem do nosso corpo. - Vamos conhecer o boi oferecendo-lhe um prato de bolo. - O leão que estufa e encolhe. - A águia de motocicleta. - Primeiro contacto do leitor com a evidência de um conflito entre duas expressões corporais simultâneas, mas opostas!


O BOI,
quando colocado em evidência na nossa expressão corporal, tende a se traduzir por uma acentuação do abdômen. A pessoa avança o abdômen; isto se encontra em gente que gosta de boas refeições, que se senta à vontade diante de uma farta mesa de jantar.
No plano sexual temos o famoso requebrar das mulheres brasileiras e havaianas, é uma provocação para os homens. Estes, por sua vez, engancham os polegares no cinto, com os outros dedos apontados para os órgãos genitais; é uma menira de se oferecer.

O LEÃO,
se evidencia pelo tórax onde reside o coração; é o centro da emoção. Os especialistas em expressão corporal, sobretudo os coreógrafos, o consideram como o centro do EU.

A ÁGUIA,
representada pela cabeça, nos indica o estado de controle do corpo pela mente.
1- Cabeça erguida significa hipertrofia do controle mental.
2- Ao contrário, cabeça baixa significa que o indivíduo é controlado pelos estímulos externos.
3- Cabeça em posição normal indica um controle normal da mente.


CAPÍTULO 3 - PERCEBER EM VEZ DE OLHAR
Não só o latim é língua morta, a linguagem do corpo também, se apenas estudada em livro.

Hoje dominamos (bem, razoavelmente ou mais ou menos; depende) o inglÊs, alemão, francÊs e o português, o que por sua vez permite arriscar o espanhol e adivinhar parcialmente o sentido de um parágrafo simples em italiano, ou até mesmo uma legenda de fotografia em holandês. Mas não nos peçam para decifrar uma inscrição latina!
Ninguém consegue a percepção fluente de uma língua se apenas a estuda em livros. Mesmo que se tratando de única lingua universal; mesmo que, inconscientemente, todos nós nos expressemos por seu intermédio. Certo, conhecemos alguma coisa, sabemos distinguir entre rosto zangado e o alegre, a bofetada e a carícia.

CAPÍTULO 4 - Análise de um sorriso
Na prórpia cabeça temos representados os três animais:
O boi, representado pela boca por onde entram os alimentos.
O leão, representado pelo nariz onde entra o oxigênio para os pulmões.
A águia, representada pelos olhos que são o espelho da mente.

Vimos nessa aula, a expressão de cada tipo de sorriso, quando é sincero ou quando é irônico, entre outras diversas formas de sorrir.

CAPÍTULO 5 - Harmonia e Desarmonia
Onde entra um breve estudo para piano, a dois dedos só. - O leitor já percebeu a temática da discordância do sorriso, a do piano é de oito versus nove! - O homem está psicofisiologicamente "afinado" para sentir isso na música, por que não na linguagem do corpo ?

Vimos nessa aula como o som pode ser harmônico e desarmônico. Mesmo sendo as mesmas letras, em rítmos diferentes, podemos notar a diferença e o cansasso ao ouvido.

Priscila

sábado, 3 de março de 2007

EPIDEMIA DE DENGUE



Epidemia já atingiu mais de 46 mil pessoas em MS só esse ano e 5 pessoas já morreram em decorrência de hemorragias causadas pela doença. O estado vive a pior epidemia de sua história.

Segundo pesquisas, 2/3 dos casos notificados estão em Campo Grande. Embora a capital do Estado tenha ultrapassado os 31 mil casos, o Superintendente de Vigilância de saúde do governo estadual, Eugênio Barros, afirma que o rítmo de proliferação do mosquito diminuiu muito. "O que era de 1000 casos por dia, agora está a menos de 400", afirma ele.

Segundo o governo, a prioridade agora é de evitar novas mortes.

Não adianta querer culpar só o governo pela epidemia, cada um tem que fazer sua parte. Limpar o quintal, tirar águas paradas e etc durante apenas 1 semana não resolve nada. Temos que fazer disso um hábito diário, e juntos vencermos esses mosquitos!!!

Priscila

Observatório da Imprensa - Imprensa e polícia de terceiro submundo.


Semana de "comoção"
Lembrando do caso do menino João Hélio (que morreu sendo arrastado mais de 7 km de carro), não encontrei qualquer especulação incisiva a respeito de investigações sobre quadrilhas receptadoras de carro roubado. Parece que os repórteres não se interessam em cobrar do Delegado informações de como andam as investigações que levariam a polícia a possíveis compradores do Corsa sedan de propriedade da mãe da vítima.
Muitos desses carros são roubados por encomenda, mas por que os ladrões foram presos tão rapidamente enquanto os mandantes continuam soltos? Qual seria o destino do carro? Em qual galpão seria desmanchado?
Absolutamente não há respostas para essas questões, mas há referências enfáticas à "formação de quadrilha", por parte dos pés-de-chinelo que executaram o assalto e arrastaram uma criança por 7 km, aproximadamente por 4 bairros e nenhum policial os viu. Com certeza eles não agiram por conta própria.
Apenas em dez estados brasileiros, cerca de 30 mil policiais estão envolvidos em algum tipo de crime. A metade dos casos tem relação com de roubo de carros, de carga, seqüestro e tráfico de drogas.
Priscila